16 de março de 2009

primeiro dia de férias, parte I

ontem fui ver o filme "Watchmen". "A história é situada em 1985, numa realidade alternativa onde super-heróis existem, Richard Nixon ainda é presidente e as tensões entre os EUA e a URSS estão mais fortes do que nunca. Enquanto isso, o vigilante Rorschach, ao investigar o assassinato de Edward Blake, acaba descobrindo uma trama para desacreditar e matar diversos heróis."

O filme é do mesmo realizador do "300" (Zack Snyder)e foi baseado na Banda Desenhada de Alan Moore e Dave Gibbons. "Watchmen é um drama de crime e aventura que incorpora temas e referências relacionados à filosofia, ética, moral, cultura popular e de massas, história, artes e ciência."

>>>spoilers----SPOILERS----spoilers<<<

"O filme começa com a morte do Comedian e uma enxurrada de imagens que mostram o início dos super-heróis com os Minutemen, além de algumas referências à cultura pop mundial, como o beijo lésbico da Silhouette na enfermeira (fim da Segunda Guerra Mundial) ou o quadro de Andy Warhol, que trocou a musa Marilyn Monroe pelo Night Owl. Quanto ao Comedian, mas ele não é o herói? Quem matou ele? Porra! Ele matou o Kennedy!”.


beijo_100grana

O famoso beijo na Times Square (1945). No filme é parodiado com o beijo lésbico de Silhoutte.


quanto à banda sonora, bem... acho que ninguém espera ouvir um Halleluja do Leonard Cohen, durante uma cena de sexo, (quase explícito) entre mr. manhattan e silk spectre (mas pensando melhor, o gajo azul é quase um deus...) um Unforgettable de Nat King Cole numa luta entre o comedian e um mauzão. Ou ainda "The Ride of the Valkyries" na cena em que o Dr. Manhattan começa a "esturricar" os inimigos no Vietname.

De todas as personagens, destaco estas, pela sua credibilidade, longevidade ao longo do filme e pelos seus fabulosos diálogos:

* Comedian: é um homem que reconhece o horror presente nas relações humanas e se refugia no humor. Para o personagem, a ironia é, em vários momentos, um reflexo amargo da percepção desse horror. É cínico e violento, e a sua "alma de militar" leva-o a cumprir os seus objectivos muitas vezes a um custo elevado.

* Dr. Manhattan: (o gajo azul): o homem-deus, que surge como um ser sem sentimentos, consegue ver átomos e moléculas, controla a matéria e ainda consegue ver o seu próprio futuro a todo o instante. Na história torna-se o grande trunfo dos Estados Unidos na área militar e tecnológica. Durante a saga Dr. Manhatan vai perdendo aos poucos a sua humanidade, tornando-se um ser sem sentimentos que vê apenas reacções químicas.

* Ozymandias: um visionário brilhante e egocêntrico movido por um obscuro sentido de dever. É um bilionário excêntrico, considerado o homem mais inteligente do mundo. A sua inteligência é tão grande que o torna exímio atleta e lutador, consegue-se desviar de balas pois calcula a trajectória na hora do disparo.

* Rorschach: (o meu preferido) : é um personagem enigmático, pessimista e com muita força interior, é incapaz de se relacionar normalmente com a sociedade. Projecta na luta contra o Mal o seu sentido de solidariedade e constrói a sua própria moral. Rorschach é um psicopata às avessas, considerado o terror do submundo e um fugitivo da justiça. É ele quem move o enredo e todos os personagens desde o começo da saga.




aqui deixo o trailer:
Quis custodiet ipsos custodes?


20 comentários:

1REZ3 disse...

Aleluia!

ipsis verbis disse...

Treze:
Ou inesquecível...

Moyle disse...

é um filme excelente e não desmerece a banda desenhada... as melhores personagens são exactamente essas.

passei a porcaria do filme à espera do beginning is the end... dos smashing pumpkins e é só do trailer. merde (em francês para não parecer mal)

1REZ3 disse...

Sim, até porque não estava nada à espera do que fui apanhar...

ipsis verbis disse...

Moyle,

Pelo que vi na net, acerca destes comics, acho o mesmo.

No meu caso, fui ver o filme sem ter visto o trailer. Por isso não esperava nada. Ehehe. Apenas sabia que era sobre super-heróis. Acho que por mim, nunca o teria visto no cinema... Mas ainda bem que há quem nos puxe e mostre coisas giras e interessantes. :)

ipsis verbis disse...

Treze,

"até porque não estava nada à espera do que fui apanhar..." ipsis verbis :)

Johnny disse...

Parece bom... já nem me lembro de ver um filme no cinema... acho que o último que fui ver foi pr'aí o Fievel no Faroeste... e lembro-me que foi bem bom.

ipsis verbis disse...

johny: lóle :P

Moyle disse...

podes agradecer então porque, pelo menos no que me diz respeito, há já algum tempo que não me sentia entusiasmado por ir ver um filme... e não saí defraudado... ao contrário do Homem Aranha, dos X-Men e outras bandas desenhadas que entretanto have come alive, este heróis são densos, complexos e interessantes psicologicamente. mesmo o Deus passa por uma fase de humanismo. é bom, bastante bom :)

ipsis verbis disse...

Na altura em que Allan Moore criou os comics watchmen, houve uma reviravolta na banda desenhada, e o público alvo, deixou de ser só o juvenil. a maturidade e densidade da linguagem e dos temas tornaram estes livrinhos aos quadradinhos, a nova coqueluche dos papás que adormeciam os seus bebés com histórias de Homens-aranhas e X-men. ahahaha

acho que também vais gostar deste

ipsis verbis disse...

só houve uma coisa que me irritou num filme que tinha tudo para não me chamar a atenção para aquelas pequenas coisas.
O nariz do nixon,(quase tão bem caracterizado como o nosso salazar na mini-série) o bigode do gajo-que-agora-não-me-lembro-do-nome, o cabelo do Ozymandias e o "playback" do mr. manhattan.

Moyle disse...

já vi a apresentação do "the spirit" e pareceu interessante, embora este trailer seja diferente do que vi.

então não houve só uma coisa, foi mais só uma panóplia de pequenas coisas. ahahaha

ipsis verbis disse...

a apresentação que vi no cinema também era diferente. mas no youtube só está esta disponível.


é uma coisa. é a caracterização que falha. o que eu referi foram vários exemplos dessa (uma) coisa. ahaha :P

ipsis verbis disse...

(pronto, tirando o playback do mr manhattan... isso já é efeitos-especiais ou coiso)

mas como isto, nem me chateou muito, fiquemo-nos pela coisa e meia.

Moyle disse...

ehehe,

fui eu que falhei em ver the bigger picture mas a voz do Jon estava a mais na lista porque é categoria diferente. afinal de contas, ele é praticamente um deus, daí não se enquadrar :D

ipsis verbis disse...

pois é mas eu errei primeiro. já me penitenciei por esse pequeno pormenor e pela vírgula que está a mais ali na última frase do meu último comentário.
só por causa disso este comentário não tem vírgula nenhuma. assim faço uma espécie de limpeza das vírgulas para apagar vírgulas desnecessárias.


vamos ver como corre o próximo comentário.

Moyle disse...

.........,,,,,,,,,,,,,,,

usa conforme te apetecer:D

já vou dar entrada no oceano lençolífico... aproveitar a maré que está de feição... já soltei as amarras.

hasta :)

ipsis verbis disse...

:)

boa navegação.
até amanhã, sailorman :)

Unknown disse...

ia comentar, mas de tantos comments ler perdi a vontade.. pff!

ipsis verbis disse...

hugo, não seja impertinente! :P